• Octávio Costa

Quer reduzir os custos no seu restaurante? Veja dicas importantes


A pandemia trouxe desafios imensos, principalmente para donos de estabelecimentos como bares e restaurantes. Mesmo após a normalização e retorno das atividades normais, o faturamento de cerca de 62% dos restaurantes ainda não voltou, segundo a ANR, Associação Nacional dos Restaurantes.


O desafio é grande, tanto para manter o negócio aberto, como também conseguir arcar com os custos do local, funcionários, estoque, entre tantos outros detalhes importantes para que seja um local agradável e qualidade para atender bem aos clientes.


A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) divulgou uma lista de dicas importantes para reduzir os custos do seu estabelecimento. Elas envolvem desde questões trabalhistas, gestão financeira, passando por marketing e também segurança dos alimentos.


Legislação trabalhista


Faça contratos intermitentes. É um contrato de prestação de serviço com subordinação, em que só há pagamento pelo trabalho prestado. Para que ela seja efetiva, é preciso:


  • formalizar por escrito todos os acordos, desde o valor pago pelo trabalho (seja por dia, hora ou mês), sendo que o valor da hora não pode ser inferior ao salário mínimo e aos outros empregados

  • deixar claro o tempo de convocação do empregado e o tempo de resposta. Convocar com, no mínimo, 3 dias antes do evento, dando até 24 horas para resposta

  • Incluir cláusula de multa, caso o empregado confirme presença e não compareça ao evento sem justificativa


Dica importante: o pagamento para contratos intermitentes deve ser realizado sempre após a prestação do serviço.


Gestão Financeira


Outro ponto importante para não ter prejuízos é ter total controle dos seus gastos. Qualquer que seja o dinheiro investido, é preciso tomar nota para que entenda o que está gastando e onde está gastando.


Além disso, tenha uma equipe engajada, para que consiga alinhar informações e mantenha sua equipe coesa. Essa equipe pode te ajudar a ficar de olho nas vendas, no que está se destacando em seu cardápio e o que seu público está mais procurando.


Mas não fique estagnado. Acompanhe sempre as novas tecnologias de produção e vendas. Fique de olho para que traga para sua empresa sistemas informatizados de gestão para controlar estoques, comandas, economizando tempo e energia.


Segurança dos alimentos



Para ter um cardápio de qualidade, com alimentos de qualidade, fique atento aos pontos abaixo:


  • Escolha bons fornecedores

  • Avalie o recebimento dos produtos congelados e resfriados

  • Avalie as características sensoriais dos produtos

  • Sempre se atente para a validade dos produtos recebidos


Quando já estiver com os alimentos em seu estabelecimento, traga a seguinte ordem para utilizá-los:


  • Adote PVPS: primeiro que vence, primeiro que sai

  • Adote controle rigoroso de validade dos alimentos

  • Adote controle rígido de temperatura

  • Faça Manutenção regularmente dos equipamentos de refrigeração


Outra dica importante: faça campanhas de conscientização de seus colaboradores para evitar o desperdício de água, energia elétrica, produtos químicos, etc. Invista em treinamento constante da equipe. Equipe bem treinada é equipe produtiva.


Marketing

O marketing também não pode ficar de fora para conseguir lucrar e colocar dinheiro no caixa.


Conecte-se com seu cliente. Faça pesquisas com seus consumidores para entender como seu negócio é visto. Isso pode ser feito tanto no próprio estabelecimento, como também nas redes sociais, linhas de transmissão e grupos de WhatsApp.


Caso faça a pesquisa no próprio estabelecimento, ofereça algo em troca: um desconto, uma sobremesa ou um voucher. Invista em relacionamentos duradouros e experiências de valor para o seu cliente. Quanto mais pessoas incluir no seu funil de venda, mais gente estará conhecendo seu estabelecimento.


Mas lembre-se também de quem já é seu cliente: esse relacionamento é tão importante quanto atrair novos clientes para seu bar. Crise programas de fidelidade, grupos de desconto. Mantenha seus clientes fiéis sempre por perto.


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