• Octávio Costa

Restaurantes e NFTs: dicas para inovar no seu negócio


Metaverso, NFTs… a tecnologia está cada vez mais inovando ou mudando e trazendo a realidade virtual mais presente no dia a dia não só dos amantes de games, mas também de quem quer empreender, inovar e trazer novidades para o seu negócios.


NFTs, que são os tokens não fungíveis, basicamente algo que é único e insubstituível, já não é um nome incomum no dia a dia do universo gamer. Se seu filho joga Minecraft ou Bomb Crytpo ou até mesmo um dos mais populares, Axie Infinity, ele já está no universo dos jogos NFTs. O Brasil é o 7° país do mundo com mais usuários em jogos NFT, segundo o novo estudo da Decentral Games e divulgado pelo Bloomberg - https://portaldobitcoin.uol.com.br/brasil-e-o-7o-pais-do-mundo-com-mais-usuarios-em-jogos-nft-mostra-pesquisa/


Mas o que isso tem a ver com seu bar ou restaurante? Isso significa que agora a tecnologia está cada vez mais trazendo o mundo virtual para o mundo real e essa mescla pode ser o diferencial para o seu empreendimento. Já ouviu falar em gamificação?


Gamificação, o que é?

A palavra “gamificação” surgiu em 2002, através do consultor britânico Nick Pelling e, segundo o próprio, foi criada com a ideia de ser uma palavra “feia”, mas com um significado que desperta a criatividade: método de engajamento de pessoas.


Ou seja, é uma forma de você atrair novos consumidores para o seu negócio para que eles não apenas o conheçam, mas também haja uma interação e, como consequência, o desejo de consumo.


Como fazer isso no meu bar ou restaurante?


A indústria de restaurantes é uma das principais redes de consumo no mundo todo e está caminhando para a fronteira dos NFTs. Algumas grandes redes já estão com tecnologias que atraem seus consumidores fiéis. Restaurantes menores, independentes, não ficam atrás, mas precisam estudar e atrair a clientela de uma forma que tenham exclusividade, fidelidade e potencial de receita com seu negócio.


O atrativo é importante, mas manter para consumir é o foco central. E, para fazer isso, é preciso de captação de recursos, como a tokenização da associação, como, por exemplo, trazer etapas para que seu cliente se torne um membro exclusivo, com benefícios ou “cartões-fidelidades virtuais”, entre outras diversas possibilidades que seu negócio pode trazer, como degustações, menu personalizado ou até mesmo acesso a um lounge virtual.


Um exemplo é a rede de restaurantes mexicano Chipotle, no Colorado, que lançou o Burrito Builder na plataforma de games Roblox. Lá, os jogadores podem construir burritos e ganhar benefícios no restaurante.


Ou seja, para o seu negócio, você pode oferecer:

  • menu personalizado

  • festas ou eventos exclusivos

  • conhecer um lounge virtual, como um projeto que pode ser transformar em um ambiente real

  • pontuações de acordo com o consumo para ter desconto exclusivos


Mas você precisa entender que…


Apesar do boom de NFTs em 2021, nesse ano a procura será grande, porém cautelosa, pois o mercado está se estabilizando e, no Brasil, é preciso entender que o acesso à internet ainda não é para todos e pacotes de dados não comportam determinadas tecnologias. Ou seja, para você entrar no hype e caminhar junto, é preciso entender a evolução dessa tecnologia, para que os NFTs passem a ser algo rotineiro e de fácil acesso para os consumidores.


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